Estudantes Tikuna em Manaus: entre o protagonismo na escola indígena e o silenciamento de identidades na escola não-indígena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/tellus.v21i45.766

Palavras-chave:

escola diferenciada, estudantes Tikuna, Wotchimaücü, identidade, Manaus

Resumo

O artigo resulta de uma análise qualitativa realizada a partir de pesquisa de campo na escola diferenciada do povo Tikuna, da Comunidade Wotchimaücü, localizada na periferia de Manaus. Objetivou-se analisar as repercussões das práticas educativas diferenciadas no processo de afirmação/ ressignificação da identidade étnica de seus estudantes junto à sociedade circundante, especialmente nas escolas formais em que efetivam sua escolarização, a fim de compreender como se dão tais processos e o papel das escolas formais nesse construto. O aporte teórico metodológico utilizado foi a pesquisa qualitativa ancorada na fenomenologia e na hermenêutica, utilizando a observação direta e entrevistas semiestruturadas. Os resultados do estudo apontam que as práticas educativas diferenciadas têm contribuído, mesmo com limitações, no processo de conhecimento dos saberes tradicionais da cultura do povo Tikuna e na ressignificação da identidade étnica de seus estudantes no contexto citadino. Estes apresentam posicionamentos divergentes em relação à questão da afirmação de sua identidade étnica nas escolas formais em que estudam. Alguns afirmam sua identidade étnica, outros a silenciam, numa estratégia de invisibilidade sociocultural frente ao cenário de preconceitos e discriminações. O estudo também evidenciou que as escolas formais ainda não concretizam práticas interculturais eficientes para a promoção da alteridade, do respeito às diferenças, e valorização das culturas subalternizadas do contexto amazônico, contribuindo para um processo de invisibilidade sociocultural e silenciamento de identidades de seus estudantes Tikuna. Entretanto, tais estudantes buscam na escola diferenciada indígena a resistência e a resiliência para o bem viver na cidade.

Biografia do Autor

Jucinôra Venâncio de Souza Araújo, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Amazonas. Professora da Secretaria Municipal de Educação de Manaus.

Valéria Augusta Cerqueira de Medeiros Weigel, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutora em Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas.

Altaci Corrêa Rubim, Universidade de Brasília (UnB)

Doutora em Linguística pela Universidade de Brasília. Professora do Departamento de Linguística Português e Línguas Clássicas da Universidade de Brasília.

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

Venâncio de Souza Araújo, J., Cerqueira de Medeiros Weigel, V. A., & Corrêa Rubim, A. (2021). Estudantes Tikuna em Manaus: entre o protagonismo na escola indígena e o silenciamento de identidades na escola não-indígena. Tellus, 21(45), 193–218. https://doi.org/10.20435/tellus.v21i45.766