Tellus ano 21, n. 45, maio/ago. 2021

					Visualizar Tellus ano 21, n. 45, maio/ago. 2021

Capa: Foto produzida durante o batismo do milho-branco, uma atividade organizada pela escola junto aos rezadores seu Lídio e seu Florêncio, na TI Te’yí kue, em Caarapó.
Crédito da foto: Yan Leite Chaparro.
Criação e arte final: José Francisco Sarmento Nogueira

Publicado: 2021-12-22
  • Revista Completa

    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v21i45.839
  • Editorial

    7
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v21i45.838

Artigos

  • Uma organização que atravessa dois mundos: aprofundamentos sobre o hibridismo da Educação Escolar Avá-Guarani

    Luis Fernando Moreira da Silva, Márcio Pascoal Cassandre, Wagner Roberto do Amaral
    9-36
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v21i45.710
  • Os peixes e o bem viver: reflexões na terra indígena Panambizinho do povo Kaiowá

    Wilson Moreira Silva, Anastácio Peralta, Maria Leda Vieira de Souza, Laura Jane Gisloti
    37-69
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v21i45.679
  • Notas sobre desigualdade e progresso contra educação própria e bom viver

    Jazmin Nallely Arguelles
    71-86
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v21i45.742
  • Kairós e Chronos: sobre os tempos e a cosmologia Kaingang

    Rute Barbosa de Paula, Luci dos Santos Bernardi, Maria de Souza
    87-114
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v21i45.753
  • Realidade linguística de estudantes indígenas em uma universidade Amazônica

    Denize de Souza Carneiro, Paula de Mattos Colares, Crislaine Castro de Sousa
    115-142
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v21i45.763
  • Ymyã-hu Nhandywa – o tempo do castanhal: temporalidades na vida Kagwahiva Tenharin

    Jordeanes do Nascimento Araújo
    143-170
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v21i45.773
  • Mulheres Kaingang e seu saber-fazer artesanal: a interrelação entre cosmologia e conhecimento

    Eliana Piaia, Joseane Carine Wedig
    171-191
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v21i45.755
  • Estudantes Tikuna em Manaus: entre o protagonismo na escola indígena e o silenciamento de identidades na escola não-indígena

    Jucinôra Venâncio de Souza Araújo, Valéria Augusta Cerqueira de Medeiros Weigel, Altaci Corrêa Rubim
    193-218
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v21i45.766

Documentos

  • Coleção “Retomada Terena na Terra Indígena Buriti”: acervo de jornais (2000-2011) – CEDOC Antônio Brand

    Lenir Gomes Ximenes, Ana Luiza Benato e Silva, Diego Augusto Martins
    219-232
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v21i45.790

Escritos Indígenas

  • Pés no chão Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

    Fabio Turibo
    233-234
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v21i45.810
  • Guerreiras

    Fabio Turibo
    235-236
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v21i45.811
  • História pra contar

    Fabio Turibo
    237
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v21i45.812