Formas de identificação e autorrepresentação na escrita de professores indígenas
DOI:
https://doi.org/10.20435/tellus.v0i20.229Abstract
Nas últimas décadas, os cursos de formação de professores indígenas, conhecidos mais comumente como “Magistério Indígena”, desenvolvidos no âmbito das experiências de ensino formal que seguem os preceitos do modelo “específico e diferenciado”, tornaram-se importantes espaços de produção discursiva nas quais professores indígenas estão recriando através da escrita, especialmente na elaboraçãode material didático, as formas de identificação e autorrepresentação dos coletivos dos quais fazem parte. O presente artigo possui o objetivo de descrever e analisar em dez materiais didáticos que tratam da História Indígena, elaborados em cinco experiências de escolarização distintas, as categorias selecionadas para a autorrepresentaçãode coletivos indígenas, assim como as formas que essas categorias influenciam na produção e sistematização dos conhecimentos e narrativas presentes nos materiais didáticos.Downloads
Published
2014-11-28
How to Cite
Scaramuzzi, I. (2014). Formas de identificação e autorrepresentação na escrita de professores indígenas. Tellus, (20), 241–257. https://doi.org/10.20435/tellus.v0i20.229
Issue
Section
Artigos
License
Todos os artigos publicados na Revista Tellus estão disponíveis online e para livre acesso dos leitores, tem licença Creative Commons, de atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma. Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.