“Agroecologia em terras indígenas”: das fronteiras da sustentabilidade à política de educação intercultural

Autores/as

  • Tércio Fehlauer
  • Caroline Ayala

DOI:

https://doi.org/10.20435/tellus.v0i12.130

Resumen

A agroecologia, mesmo essencialmente crítica, vem manifestando limitações na relação com os povos indígenas. O desafio agroecólogico proposto para uma relação intercultural afirmativa dizr espeito à superação das posturas etnocêntricas e hierarquizantes recorrentes em seus discursos. Neste sentido, a conformação da política pedagógica de um curso superior de agroecologia para indígenas (curso“Agroecologia em Terras Indígenas”) vem possibilitar a criação de um espaço pedagógico intercultural que reconheça e compreenda as dinâmicas produtivas indígenas nos seus próprios termos e circunstâncias, libertos de determinismos conceituais e da imposição de grades interpretativas alheias. Esta premissa de conhecimento social passa a balizar a construção da sustentabilidade em Terras Indígenas e suas experiências.

Publicado

2014-11-21

Cómo citar

Fehlauer, T., & Ayala, C. (2014). “Agroecologia em terras indígenas”: das fronteiras da sustentabilidade à política de educação intercultural. Tellus, (12), 33–48. https://doi.org/10.20435/tellus.v0i12.130

Número

Sección

Artigos