Algumas Considerações sobre a Educação da Criança Xavante
DOI:
https://doi.org/10.20435/tellus.v0i30.379Palabras clave:
Xavante, crianças, educação indígena.Resumen
Neste texto, buscamos destacar a educação da criança A’uwẽ (Xavante); para isso destacamos os elementos educativos desse povo, com ênfase para o processo de como acontece a educação da criança Xavante, a educação do menino, a educação da menina, a interação que acontece entre crianças, adulto e a comunidade, buscando compreender essa criança como sujeito de direitos e que se constitui nessa relação com os demais membros da comunidade e, também, na participação ativa nos rituais culturais que são marcadores de idades e grupos de pertencimento desses indivíduos no grupo.
Citas
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A educação como cultura. Campinas, SP: Mercado da Letras, 2002.
CARRARA, Eduardo. Tsi te wara: um vôo sobre o cerrado xavante. 1997. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 1997.
LEONTIEV, Aléxis. O desenvolvimento do psiquismo. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2004.
LOPES DA SILVA, Aracy. Nomes e amigos: da prática Xavante a uma reflexão sobre os Jê. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1986.
LOPES DA SILVA, Aracy; MACEDO, Ana V. L. da S.; NUNES, Ângela (Org.). Crianças indígenas: ensaios antropológicos. São Paulo: Global, 2002.
MARX, Karl. O capital. São Paulo: Nova Cultural, 1985. v. 1.
MAYBURY-LEWIS, David. A sociedade Xavante. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1984.
MOLL, Luis C. Vygotsky e a educação. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 1996.
NUNES, Angela. A sociedade das crianças A’uwe-Xavante: revisitando um estudo antropológico sobre a infância. Poiésis, Tubarão, SC, v. 4, n. 8, p. 342-359, jul./dez. 2011.
TSI‟RUI‟A, Aquilino Tsere‟ubu‟õ. A sociedade Xavante e a educação: um olhar sobre a escola a partir da pedagogia Xavante. 2012. 259f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, MS, 2012.
VYGOTSKY, LEV S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
VYGOTSKY, Lev S. O desenvolvimento psicológico na infância. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
ZOIA, Alceu. A comunidade indígena Terena do norte de Mato Grosso: infância, identidade e educação. 2009. 247p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Todos os artigos publicados na Revista Tellus estão disponíveis online e para livre acesso dos leitores, tem licença Creative Commons, de atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma. Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.