Educação escolar e educação indígena: conhecimentos e territorialidade na terra indígena Mangueirinha/PR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20435/tellus.v23i51.847

Palabras clave:

educação indígena, Kaingang, conhecimentos ancestrais

Resumen

Este artigo versa sobre a questão da educação kaingang e da educação escolar indígena promovida na Terra Indígena (TI) Mangueirinha, localizada no estado do Paraná. O esforço aqui empreendido visou compreender de que modo as transformações provocadas pela modernização, pela urbanização e pelo colonialismo impactam o modo de existência indígena. Destarte, a presença dos antepassados, denominados ká sἷ (tronco velho), consolida um sentimento de parentesco com a terra e produz tár (força) – que mobiliza toda a energia do coletivo kaingang para se manter em seu território. Nesse sentido, o texto traz a experiência pessoal/coletiva de um dos autores, enquanto membro kaingang da referida TI, junto às práticas indígenas, e os seus conhecimentos ancestrais, demonstrados em diversas ações coletivas de mobilização e no desenvolvimento de formas de educação para além das instituições de ensino.

Biografía del autor/a

Rodrigo Kavag de Souza, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), Mangueirinha, Paraná, Brasil

Professor Indígena Kaingang junto à Escola Estadual Indígena Jykre Tãg. Mestre em Antropologia Social (UFRGS). Pedagogo (Unicentro/PR). Terra Indígena Mangueirinha/PR.

João Daniel Dorneles Ramos, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil.

Doutor e Pós-Doutor em Antropologia Social (UFRGS). Mestre em Sociologia (UFRGS). Cientista Social (UFPel). Pesquisador junto ao Instituto de Estudos Brasileiros (USP). Porto Alegre/RS.

Sergio Baptista da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Antropólogo (USP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (UFRGS), Porto Alegre/RS.

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Publicado

2023-11-17

Cómo citar

de Souza, R. K., Dorneles Ramos, J. D., & Silva, S. B. da. (2023). Educação escolar e educação indígena: conhecimentos e territorialidade na terra indígena Mangueirinha/PR. Tellus, 23(51), 9–33. https://doi.org/10.20435/tellus.v23i51.847