A formação da pessoa na educação Tentehar
DOI:
https://doi.org/10.20435/tellus.v23i50.858Palabras clave:
educação, povo Tentehar (guajajara), rituais de origem, complexidadeResumen
A iconografia apresenta uma descrição de momentos significativos da formação da pessoa na educação ancestral Tentehar. O texto resulta de vivências em rituais, atividades de extensão, pesquisas e colaborações com o povo Tentehar (Guajajara) da Terra Indígena Arariboia no estado do Maranhão nos últimos sete anos. Os trabalhos foram financiados pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Maranhão (FAPEMA) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Na cultura Tentehar narrativas míticas experienciadas em rituais transmitem valores que educam em sua cosmologia. Nessa cultura, os anciões, avós, mestres cantores carregam em suas memórias crenças, conhecimentos, sabedorias compartilhadas entre diferentes gerações. Eles conduzem os rituais da infância e da puberdade, que ano após anos se repetem, para formar e reativar na memória individual e coletiva seus valores primordiais. O cuidado com a vida das novas gerações e, dos diferentes seres, orienta o processo formativo em seus rituais.
Citas
CAMPBELL, Joseph. As transformações do mito através do tempo. 2. ed. São Paulo: Cultrix, 2015.
CAMPBELL, Joseph. O poder do mito: Joseph Campbell. São Paulo: Palas Athena, 1990.
ESTÉS, Clarissa Pinkola. Mulheres que correm como lobos: mitos e histórias do arquétipo da mulher selvagem. Rio de Janeiro: Rocco, 2018.
LARAIA, Roque de Barros. Religiões indígenas: o caso tupi-guarani. Revista USP, São Paulo, n. 67, p. 6-13, set/nov. 2005.
MUNDURUKU, Daniel. Mundurukando. São Paulo: UK’A Editorial, 2010.
SÁ, Maria José Ribeiro de. Saberes culturais Tentehar e educação escolar indígena na aldeia Juçaral. 2014. 229 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Pará, Belém, 2014.
UBBIALI, Carlo. O filho de Ma’ira. Quito-Ecuador: Ediciones Abya-Yala, 1998.
ZANNONI, Cláudio (Org.). Conflito e coesão: o dinamismo tenetehara. São Paulo: CPA Editora, 1999.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Maria José Ribeiro de Sá, Maria da Conceição de Almeida
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todos os artigos publicados na Revista Tellus estão disponíveis online e para livre acesso dos leitores, tem licença Creative Commons, de atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma. Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.