Conhecimento tradicional e projeto político-pedagógico nas escolas de comunidades Terena em Mato Grosso do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/tellus.v23i50.897

Palavras-chave:

Projeto Político-Pedagógico, conhecimento tradicional, Terena, educação escolar indígena, professores indígenas

Resumo

Este artigo trata das relações entre conhecimento tradicional ou etnoconhecimento e Projeto Político-Pedagógico (PPP) em escolas públicas existentes em aldeias Terena no Estado de Mato Grosso do Sul. O ensaio foi elaborado a partir de dados empíricos registrados durante um trabalho de campo, realizado em 2021, acrescidos da análise de publicações sobre o assunto e de experiências que marcam a trajetória profissional dos autores. Considera-se o PPP como um documento oficial de grande relevância à organização e funcionamento das escolas públicas, à educação dos indígenas e à valorização de saberes tradicionais.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Vilarim, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS)

Doutorando em História da Ciência e Educação Científica pela Universidade de Coimbra (CFisUC). Mestre em Física da Matéria condensada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Bacharel em física pela UEM. Licenciado em física pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Professor de Física do Instituto Federal DE Mato Grosso do Sul (IFMS). Mestre em Física da Matéria condensada pela UEM.

Décio Ruivo Martins, Universidade de Coimbra (CFisUC)

Doutorando em História e Ensino da Física pela Universidade de Coimbra (CFisUC). Coordenador do Curso de Doutoramento em História das Ciências e Educação Científica da Universidade de Coimbra.

Sergio Rodrigues, Universidade de Coimbra (CFisUC)

Doutor em química e professor do Departamento de Química na Universidade de Coimbra (CQC-UC). A sua área de investigação é a química teórica e computacional e as suas aplicações em química ambiental, astroquímica e química medicinal. Tem também interesse pelo ensino e história da química, assim como pela divulgação e comunicação de ciência.

Jorge Eremites, Uiversidade Fedral de Pelotas (UFPel)

Doutor em História/Arqueologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Docente na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e bolsista de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

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Publicado

2023-03-02

Como Citar

Vilarim, P. R., Martins, D. R., Rodrigues, S. P. J. ., & Eremites , J. . (2023). Conhecimento tradicional e projeto político-pedagógico nas escolas de comunidades Terena em Mato Grosso do Sul. Tellus, 23(50), 31–53. https://doi.org/10.20435/tellus.v23i50.897