Interculturalidade e educação no contexto de uma sociedade multicultural

Autores

  • Héctor Muñoz Cruz

DOI:

https://doi.org/10.20435/tellus.v0i3.24

Resumo

As noções de interculturalidade e educação intercultural aparecem na educação pública, da maioria das nações latino-americanas, no último quarto do século XX. Especificamente, formam parte da retórica inovadora dos pioneiros projetos experimentais de educação bilíngüe (Puno, Peru,Equador) e dos primeiros sistemas escolares subordinados na décadados anos oitenta (México). Porém, esta corrente inovadora flui exclusivamente nas nascentes formas escolarizadas da educação indígena.Transcorridos pouco mais de 20 anos, em países com reconhecida tradição escolar indígena não se desenvolveu nem se aplicou plena e exaustivamente nenhum modelo intercultural na educação bilíngüe indígena,nem na educação básica geral. O conjunto de temas associados à relação interculturalidade-educação gira ao redor dos processos intergrupais e interculturais de constituição, diferenciação e integração das sociedades contemporâneas, nas quais identidade e etnicidade se encontram intimamente relacionadas à cultura. A análise da educação intercultural na perspectiva multiculturalista implica um compromisso com o segmento que trabalha a favor da inclusão, com a compreensão cada vez mais precisa sobre as barreiras econômicas, políticas e culturais, sobre justiçasocial e com a vontade de compartilhar verdadeiramente o poder,passando de uma simples crítica às estratégias para edificar e transformaras escolas, os sistemas econômicos e a vida comunitária. As reformas educacionais sensitivas e a diversidade têm assumido a utopia da sociedade multicultural harmônica e democrática com a lógica das economias, que afrontam a pobreza e as desigualdades. Os objetivos de justiça e dignidade, para um grande número de povos indígenas e afroamericanos e de movimentos sociais, se sustentam em categorias de participação e de vinculação com suas necessidades. Porém, as retóricas sócio-políticas produzem uma convergência de forma, pois coincidem com o reconhecimento das identidades, com as mudanças da aprendizagem e a formação a partir de estilos culturais.

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Publicado

2014-11-18

Como Citar

Cruz, H. M. (2014). Interculturalidade e educação no contexto de uma sociedade multicultural. Tellus, (3), 53–74. https://doi.org/10.20435/tellus.v0i3.24

Edição

Seção

Artigos