O diálogo educador entre indígenas e pedagogos(as) em formação: uma ponte para compreender e valorizar a diversidade cultural indígena brasileira

  • Aumeri Carlos Bampi Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Jeferson Odair Diel Universidade do Estado de Mato Grosso
Palavras-chave: diálogo, diversidade cultural indígena, formação docente, percepções.

Resumo

O objeto do estudo é a força do diálogo entre estudantes de Pedagogia e indígenas, acerca da mudança de percepção sobre os indígenas brasileiros. A justificativa dá-se em virtude de que os alunos pesquisados realizam a formação em Mato Grosso, Estado brasileiro conhecido pela diversidade étnica indígena; a cidade em que estudam (Sinop) está próxima a comunidades indígenas xinguanas; no entanto esses discentes desconhecem-nas. Na pesquisa-ação envolveram-se 560 estudantes ingressantes no curso de Pedagogia entre os anos de 2008 a 2015. Aponta-se que suas percepções estavam configuradas dentro de uma visão etnocêntrica, discriminatória, descontextualizada e de subalternidade dos indígenas. O debate inicia-se com o estudo sobre a diversidade, apreciação de filmes e documentários; mas o encontro dialógico entre indígenas e estudantes atua intensamente na modificação das percepções.

Biografia do Autor

Aumeri Carlos Bampi, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutor em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela. Possui pós-doutorado em Psicologia Social pela USP. É docente efetivo da Universidade do Estado de Mato Grosso, Faculdade de Educação e Linguagem, onde atua com Epistemologia da Educação e Antropologia. É professor do Programa de Pós-graduação em CIÊNCIAS AMBIENTAIS / UNEMAT (mestrado/doutorado), no qual atua com Epistemologia Ambiental e Ordenamento territorial nos biomas mato-grossenses. É professor do Mestrado em GEOGRAFIA / UNEMAT atuando com Espaço, política e dinâmica territorial. Atuou na gestão universitária e na gestão pública.

Jeferson Odair Diel, Universidade do Estado de Mato Grosso
Profissional Técnico da Educação Superior Efetivo da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) - Professor da UAB/UNEMAT e do Programa de Pós-Graduação de Gestão Universitária. Grupo de Pesquisa Antroposfera

Referências

BAMPI, Aumeri Carlos; DIEL, Jeferson Odair. Quando o índio educa o(a) pedagogo(a): relatos de pesquisa-ação nos Seminários de Antropologia junto ao curso de Pedagogia. Revista Cadernos de Educação Escolar Indígena, Cuiabá, MT, v. 12, n. 1, 2015.

FREIRE, José Ribamar Bessa. A imagem do índio e o mito da escola. Educação Escolar Indígena. In: MARFAN, Marilda Almeida (Org.). Congresso Brasileiro de Qualidade na Educação - formação de professores: educação indígena. Brasília: MEC, SEF, 2002. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me000497.pdf>. Acesso em: 10 fev. 2014.

LUCIANO, Gersem dos Santos. O índio brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília: Ministério da Educação, SECAD, LACED/ Museu Nacional, 2006. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0015/001545/154565por.pdf>. Acesso em: 13 fev. 2013.

MARÍN, José. Globalização, educação e diversidade cultural. Revista Tellus, Campo Grande, MS, ano 6, n. 11, p. 35-60, out. 2006.

OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. O trabalho do antropólogo. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

RODRIGUES, Aryon Dall’Igna. As línguas indígenas do Brasil. In: RICARDO, Beto; RICARDO, Fany (Ed.). Povos indígenas no Brasil 2001/2005. São Paulo: Instituto Socioambiental, 2006. p. 59-63.

SANTOS, Boaventura S. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Novos Estudos Cebrap, São Paulo, n. 79, p. 71-94, nov. 2007.

SEKI, Lucy. Línguas indígenas do Brasil no limiar do século XXI. Impulso (edição sobre os 500 anos do Brasil), Piracicaba, SP, v. 12, n. 27, p. 233-256, 2000.

SILVA, Carlos Alberto Franco da. Fronteira agrícola capitalista e ordenamento territorial. In: SANTOS, Milton et al. Território, territórios: ensaios sobre o ordenamento territorial. 3. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.

Publicado
2017-04-24