A formação da pessoa na educação Tentehar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/tellus.v23i50.858

Palavras-chave:

educação, povo Tentehar (guajajara), rituais de origem, complexidade

Resumo

A iconografia apresenta uma descrição de momentos significativos da formação da pessoa na educação ancestral Tentehar. O texto resulta de vivências em rituais, atividades de extensão, pesquisas e colaborações com o povo Tentehar (Guajajara) da Terra Indígena Arariboia no estado do Maranhão nos últimos sete anos. Os trabalhos foram financiados pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Maranhão (FAPEMA) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Na cultura Tentehar narrativas míticas experienciadas em rituais transmitem valores que educam em sua cosmologia. Nessa cultura, os anciões, avós, mestres cantores carregam em suas memórias crenças, conhecimentos, sabedorias compartilhadas entre diferentes gerações. Eles conduzem os rituais da infância e da puberdade, que ano após anos se repetem, para formar e reativar na memória individual e coletiva seus valores primordiais. O cuidado com a vida das novas gerações e, dos diferentes seres, orienta o processo formativo em seus rituais.

Biografia do Autor

Maria José Ribeiro de Sá, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). É graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (2008). Possui especialização em Metodologia do Ensino Superior pela UEMA (2003) e bacharelado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Maranhão (2001). É Pedagoga do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Maranhão Campus Imperatriz, atuando atualmente como chefe do Departamento de Ensino Superior e Tecnologia. É membro do grupo de Estudos da Complexidade (GRECOM/NATAL), e do NEABI/IFMA. É membro titular do colegiado dos cursos de Licenciatura em Física, Ciência da Computação e Engenharia Civil. Colabora com a coordenação do projeto de extensão De Olho no Céu e Escola Ciências.Tem experiência em Educação e pesquisa principalmente nos seguintes temas: Saberes e Pedagogias Tentehar; Pedagogias Indígenas; Pensamento Ind´ígena; Educação Escolar Indígena; Educação Intercultural e Educação Científica.  

Maria da Conceição de Almeida, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Antropóloga. Professora Titular do Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Ciências Sociais da UFRN. Coordenadora do Grupo de Estudos da Complexidade – GRECOM. Membro da Association International pour la Pensée Complexe, Paris. Membro do Conselho Científico Internacional da Multiversidad Mundo Real Edgar Morin (Hermosillo – México). Membro do Conselho da Cátedra para la Transdisiplinaridad (Valladolid – Espanha). Coordenadora, pelo Grecom/UFRN, do primeiro ponto brasileiro da Cátedra Itinerante Unesco Edgar Morin – CIUEM, com sede em Buenos Aires, Argentina.

Referências

CAMPBELL, Joseph. As transformações do mito através do tempo. 2. ed. São Paulo: Cultrix, 2015.

CAMPBELL, Joseph. O poder do mito: Joseph Campbell. São Paulo: Palas Athena, 1990.

ESTÉS, Clarissa Pinkola. Mulheres que correm como lobos: mitos e histórias do arquétipo da mulher selvagem. Rio de Janeiro: Rocco, 2018.

LARAIA, Roque de Barros. Religiões indígenas: o caso tupi-guarani. Revista USP, São Paulo, n. 67, p. 6-13, set/nov. 2005.

MUNDURUKU, Daniel. Mundurukando. São Paulo: UK’A Editorial, 2010.

SÁ, Maria José Ribeiro de. Saberes culturais Tentehar e educação escolar indígena na aldeia Juçaral. 2014. 229 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Pará, Belém, 2014.

UBBIALI, Carlo. O filho de Ma’ira. Quito-Ecuador: Ediciones Abya-Yala, 1998.

ZANNONI, Cláudio (Org.). Conflito e coesão: o dinamismo tenetehara. São Paulo: CPA Editora, 1999.

Downloads

Publicado

2023-03-02

Como Citar

de Sá, M. J. R. ., & Almeida, M. da C. . de. (2023). A formação da pessoa na educação Tentehar. Tellus, 23(50), 349–365. https://doi.org/10.20435/tellus.v23i50.858

Edição

Seção

Iconografia