Educação Mẽbêngôkre: saberes e ensinamentos compartilhados pelas narrativas Àkti e Kubẽ brire
DOI:
https://doi.org/10.20435/tellus.v23i51.898Palavras-chave:
Educação Mẽbêngôkre, ensinamentos, narrativas, saberesResumo
O presente estudo resulta de reflexões posteriores à pesquisa, empreendida por ocasião do mestrado, realizada com os Mẽbêngôkre que residem no Município de São Félix do Xingu, PA. Este estudo tem como objetivo deslindar saberes e ensinamentos engendrados em duas narrativas: Àkti (grande gavião) e Kubẽ brire (homem sapo), as quais evidenciam aspectos da educação Mẽbêngôkre vividos por seus ancestrais. Amparados pelos pressupostos da pesquisa qualitativa e bibliográfica, selecionamos as narrativas e efetuamos o estudo, pelo qual foi possível percebermos que os saberes e ensinamentos tradicionais, presentes nas narrativas Mẽbêngôkre aqui apresentadas, apontam para elementos históricos e culturais que são revisitados nos processos próprios da educação indígena. Para sustentar as discussões, a pesquisa tem contribuições da abordagem histórica dos contextos vividos por povos indígenas na Amazônia Legal, como apresenta Márcio Souza; de educação escolar e educação indígena, nos termos de Bartomeu Melià; e dos estudos etnográficos realizados por Vanessa Lea, que abordam os diversos aspectos da sociedade Mẽbêngôkre, seus modos de ser e viver. Os resultados expõem a necessidade de (re)conhecer os diversos saberes Mẽbêngôkre e o lugar que estes ocupam nos processos de ensino aprendizagens escolares para/com esse povo.
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