Educação Mẽbêngôkre: saberes e ensinamentos compartilhados pelas narrativas Àkti e Kubẽ brire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/tellus.v23i51.898

Palavras-chave:

Educação Mẽbêngôkre, ensinamentos, narrativas, saberes

Resumo

O presente estudo resulta de reflexões posteriores à pesquisa, empreendida por ocasião do mestrado, realizada com os Mẽbêngôkre que residem no Município de São Félix do Xingu, PA. Este estudo tem como objetivo deslindar saberes e ensinamentos engendrados em duas narrativas: Àkti (grande gavião) e Kubẽ brire (homem sapo), as quais evidenciam aspectos da educação Mẽbêngôkre vividos por seus ancestrais. Amparados pelos pressupostos da pesquisa qualitativa e bibliográfica, selecionamos as narrativas e efetuamos o estudo, pelo qual foi possível percebermos que os saberes e ensinamentos tradicionais, presentes nas narrativas Mẽbêngôkre aqui apresentadas, apontam para elementos históricos e culturais que são revisitados nos processos próprios da educação indígena. Para sustentar as discussões, a pesquisa tem contribuições da abordagem histórica dos contextos vividos por povos indígenas na Amazônia Legal, como apresenta Márcio Souza; de educação escolar e educação indígena, nos termos de Bartomeu Melià; e dos estudos etnográficos realizados por Vanessa Lea, que abordam os diversos aspectos da sociedade Mẽbêngôkre, seus modos de ser e viver. Os resultados expõem a necessidade de (re)conhecer os diversos saberes Mẽbêngôkre e o lugar que estes ocupam nos processos de ensino aprendizagens escolares para/com esse povo.

Biografia do Autor

Dilma Costa Ferreira, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas, Tocantins, Brasil.

Doutoranda em educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia pela Universidade Federal do Tocantins (PGEDA/UFT), Rede Educanorte. Mestra em Antropologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Membra do Grupo de Estudos e Pesquisa Em Saberes e Fazeres em Contextos Sociais e Educacionais (GEPEFAZE). Professora da educação básica. 

Idemar Vizolli, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas, Tocantins, Brasil.

Pós-doutoramento em Educação pela Universidade Estadual do Pará (UEPA). Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor associado da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professor e orientador nos programas de mestrados acadêmico e profissional em Educação na UFT, no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) da Rede Amazônica, Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), e do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (EDUCANORTE), Associação Plena em Rede. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Saberes e Fazeres em Contextos Sociais e Educacionais (GEPEFAZE).

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Publicado

2023-11-17

Como Citar

Costa Ferreira, D., & Vizolli, I. . (2023). Educação Mẽbêngôkre: saberes e ensinamentos compartilhados pelas narrativas Àkti e Kubẽ brire. Tellus, 23(51), 35–56. https://doi.org/10.20435/tellus.v23i51.898