Apresentação do dossiê: Estudos indígenas, políticas curriculares e políticas linguísticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/tellus.v22i49.903

Resumo

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Biografia do Autor

Danielle Bastos Lopes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Pós-doutoranda na Universidad Autónoma Metropolitana (UAM - México). Pós Doutora pela Universidad de Salamanca (USAL-Espanha). Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em História Social e graduada em Pedagogia pela mesma universidade. Professora adjunta e Procientista na UERJ. Docente do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica (PPGEB -UERJ). Líder do Grupo de Pesquisa Estudos Ameríndios e Fronteiras (GEAF - CNPq).  

José R. Bessa Freire , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)

Doutor em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Cursou doutorado em História na École Des Hautes Études en Sciences Sociales, EHESS, França. Especialista em Sociologie du Développement pelo Institut international de recherche et de formation en vue du développement harmonisé (IRFED), França. Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor da Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), onde orienta pesquisas de doutorado e mestrado. Coordena o Laboratório de Pesquisas em Oralidade (Laboral/UNIRIO). Mantém coluna semanal em jornais do Amazonas. (www.taquiprati.com.br).

Héctor Muñoz Cruz , Unidade Iztapalapa da Universidade Metropolitana Autônoma (UAM), Cidade do México

Doutorado em Linguística Hispânica, no Centro de Estudios Lingüísticos y Literario, El Colegio de México, Cidade do México. Cursou Licenciatura de Pedagogia em Castelhano na Universidad Católica del Norte, Antofagasta, Chile. Sociolinguista e educador chileno. Professor Investigador Titular de Linguística no Departamento de Filosofia, Unidade Iztapalapa da Universidade Metropolitana Autônoma (UAM), Cidade do México. Membro do Sistema Nacional de Investigadores, nível III. Membro do Comité de Artes, Educación y Humanidades (CIEES).  Membro da Academia Chilena de Língua.

Referências

MELIÀ B. Passado, presente y futuro de la lengua guaraní. Asunción: CEADUC; ISEHF, 2010.

MUÑOZ, C. H. Clases sociales en la comunicación y en la configuración de etnicidades: una omisión en el análisis de la realidad indoamericana. Caderno Cedes, Campinas, v. 39, n. 109, p. 417-338, 2019.

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Publicado

2022-10-24

Como Citar

Lopes, D. B., Freire , J. R. B., & Cruz , H. M. . (2022). Apresentação do dossiê: Estudos indígenas, políticas curriculares e políticas linguísticas. Tellus, 22(49), 73–75. https://doi.org/10.20435/tellus.v22i49.903

Edição

Seção

Dossiê Estudos indígenas, políticas curriculares e políticas linguísticas