Conhecer para transformar: os índios do rio Uaupés (Alto Rio Negro) e a educação escolar
DOI:
https://doi.org/10.20435/tellus.v0i16.174Abstract
O objetivo do artigo é analisar o relacionamento dos índios do rio Uaupés com a educação escolar, à luz do sistema conceitual do xamanismo e das teorias indígenas do conhecimento. A hipótese é que esse movimento coletivo em direção à escola mobiliza-se por uma expectativa de apropriação de capacidades vistas pelos índios como cruciais para o processo de reprodução social nos tempos atuais.Downloads
Published
2014-11-25
How to Cite
Lasmar, C. (2014). Conhecer para transformar: os índios do rio Uaupés (Alto Rio Negro) e a educação escolar. Tellus, (16), 11–33. https://doi.org/10.20435/tellus.v0i16.174
Issue
Section
Artigos
License
Todos os artigos publicados na Revista Tellus estão disponíveis online e para livre acesso dos leitores, tem licença Creative Commons, de atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma. Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.