A constituição do sujeito surdo na cultura guarani-kaiowá: os processos próprios de interação e comunicação na família e na escola

Autores/as

  • Luciana Lopes Coelho
  • Marilda Moraes Garcia Bueno

DOI:

https://doi.org/10.20435/tellus.v0i25.334

Resumen

A interface da educação especial na educação indígena éum campo novo e complexo de investigação, traça fronteiras aindanão defi nidas entre dois campos de conhecimento em constituição.Este trabalho investigou a constituição do sujeito surdo na culturaGuarani-Kaiowá e os processos de interação e comunicação na famíliae na escola. As análises permitiram situar o sujeito indígena surdo emuma cultura diferenciada e compreendermos as relações estabelecidasentre as culturas em contato e as línguas usadas nas aldeias estudadas.Identifi caram-se ainda as possibilidades e as necessidades específi case de comunicação no ambiente familiar e escolar.Palavras chave: Educação Escolar Indígena. Educação Especial.Surdez.

Biografía del autor/a

Luciana Lopes Coelho

Professora Assistente, UniversidadeFederal da GrandeDourados (UFGD)

Marilda Moraes Garcia Bueno

Professora Adjunta UniversidadeFederal da Grande Dourados (UFGD).

Publicado

2015-04-24

Cómo citar

Coelho, L. L., & Bueno, M. M. G. (2015). A constituição do sujeito surdo na cultura guarani-kaiowá: os processos próprios de interação e comunicação na família e na escola. Tellus, (25), 127–144. https://doi.org/10.20435/tellus.v0i25.334