A representação do indígena no discurso de estudantes de Psicologia: possíveis impactos sobre a escuta do sofrimento psíquico indígena

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20435/tellus.v19i40.615

Palabras clave:

Indígena, representação, escuta

Resumen

Este artigo é um dos frutos do projeto de pesquisa documental “Contribuições para afirmação dos direitos indigenistas no ensino superior: uma experiência de extensão e pesquisa na UFRGS”. Para tanto, focamos nas respostas dos participantes dos seminários “O que é ser índio?” realizados no curso de Psicologia da UFRGS, refletindo acerca das representações sobre os indígenas e os possíveis impactos na escuta do sofrimento psíquico desses coletivos. Além disto, entendemos que a análise dos significados atribuídos aos indígenas pode contribuir com a defesa dos direitos indigenistas e a afirmação indígena no ambiente acadêmico.

Biografía del autor/a

Rafael Filter Santos da Silva, UFRGS

Mestre em História e graduando em Psicologia

Rosa Maria Castilhos Fernandes, UFRGS

Professora do PPG de Serviço Social

Rejane Nunes de Carvalho, UFRGS

Aluna indígena do curso de Psicologia

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Publicado

2019-11-27

Cómo citar

Silva, R. F. S. da, Fernandes, R. M. C., & Carvalho, R. N. de. (2019). A representação do indígena no discurso de estudantes de Psicologia: possíveis impactos sobre a escuta do sofrimento psíquico indígena. Tellus, 19(40), 53–72. https://doi.org/10.20435/tellus.v19i40.615