Etnomatemática e educação escolar indígena: ensino por meio de uma atividade piscatória

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20435/tellus.v0i42.691

Palabras clave:

Práticas, Piscatória, Etnomatemática, Indígena.

Resumen

Este trabalho envolve a cultura da etnia Paiter Suruí e o ensino na escola indígena. Utilizamos como metodologia de pesquisa a observação participante, com características etnográficas, em uma prática piscatória tradicional, rodas de conversa e entrevistas com professores indígenas. O objetivo foi mostrar conexões de conteúdos curriculares da educação escolar indígena com essa prática cultural da etnia. Baseando-nos no Programa Etnomatemática, identificamos diferentes atividades que são realizadas para os conteúdos escolares, com os conhecimentos cotidianos, que empoderam o professor e seus alunos cultural, social, política e afetivamente. Constatamos, por meio de relatos de professores indígenas, que a prática cultural observada é utilizada no ensino das disciplinas Matemática, Língua Materna e Cultura Indígena.

Biografía del autor/a

José Roberto Linhares de Mattos, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Pós-doutor em Educação pela Universidade de Lisboa. Professor do Programa de Doutorado da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática; do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; e da Universidade Federal Fluminense

 

Sandra Maria Nascimento de Mattos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)/Universidade Católica Portuguesa. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

 

Gamalonô Surui, Secretaria de Educação do Estado de Rondônia

Mestre em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Professor da Escola Indígena Estadual Izidoro de Souza Meireles.

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Publicado

2020-11-12

Cómo citar

Mattos, J. R. L. de, Mattos, S. M. N. de, & Surui, G. (2020). Etnomatemática e educação escolar indígena: ensino por meio de uma atividade piscatória. Tellus, (42), 153–180. https://doi.org/10.20435/tellus.v0i42.691