A trilha etnoecológica da aldeia Yvy Poty: reflexões sobre a epistemologia Mbya Guarani

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20435/tellus.v22i49.874

Palabras clave:

Epistemologia Mbya Guarani, saberes indígenas, metodologias indígenas, educação intercultural

Resumen

Este ensaio, decorrente de pesquisas no campo da educação, com foco nos saberes e nas práticas pedagógicas dos Mbya Guarani, tece reflexões que emergiram durante uma vivência de estudos na aldeia Yvy Poty, localizada no município de Barra do Ribeiro, no estado do Rio Grande do Sul. Nesta ocasião, percorremos uma trilha etnoecológica, construída pela comunidade, como um espaço educativo de manutenção da cultura e de compartilhamento de saberes e de metodologias Mbya Guarani com não indígenas. O objetivo do texto consiste em compreender elementos da epistemologia Mbya Guarani a partir da vivência da trilha etnoecológica Yvy Poty. Para interpretar os dados, utilizou-se a abordagem hermenêutica, por meio da qual foi possível compreender que a oralidade, o coletivo, as emoções e o território são elementos constitutivos da epistemologia Mbya Guarani. 

Biografía del autor/a

Luana Barth Gomes, Colégio Israelita Brasileiro

Doutora em Educação pela Universidade La Salle. Professora dos Anos Iniciais do Colégio Israelita Brasileiro em Porto Alegre.

Cristine Gabriela de Campos Flores, Universidade La Salle

Doutora em Educação pela Universidade La Salle. Analista de Pesquisa Científica na Universidade La Salle em Canoas/RS.

Cledes Antonio Casagrande, Universidade La Salle

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professor da Pós Graduação em Educação da Universidade La Salle em Canoas/RS.

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Publicado

2022-10-24

Cómo citar

Gomes, L. B., Flores, C. G. de C., & Casagrande, C. A. (2022). A trilha etnoecológica da aldeia Yvy Poty: reflexões sobre a epistemologia Mbya Guarani. Tellus, 22(49), 187–212. https://doi.org/10.20435/tellus.v22i49.874

Número

Sección

Dossiê Estudos indígenas, políticas curriculares e políticas linguísticas