Acadêmicos indígenas no ensino superior: apresentando trajetórias universitárias que contribuem para a afirmação étnica
DOI:
https://doi.org/10.20435/tellus.v23i51.909Palavras-chave:
acadêmicos indígenas, ensino superior, indígenas no ensino superior, afirmação étnicaResumo
Partindo de experiências dos autores com povos indígenas no ensino superior, o artigo busca apresentar as trajetórias universitárias que contribuem para a afirmação étnica de acadêmicos indígenas que cursam ou cursaram graduação na Universidade Católica Dom Bosco/UCDB, Mato Grosso do Sul/Brasil. Fruto de reflexões de uma pesquisa em desenvolvimento no Grupo de Pesquisa Educação Intercultural e Povos Tradicionais/CNPq, o texto está amparado em estudos que estão marcados pelo pensamento de intelectuais que se orientam pela cosmovisão de populações tradicionais e que transitam pelos diferentes espaços escolares/acadêmicos e uma metodologia de caráter qualitativo, que utiliza como procedimento metodológico para a produção dos dados, a observação e a entrevista com acadêmicos indígenas. O artigo procura contribuir para a troca de experiências universitárias e colaborar para a desestruturação de uma subalternização direcionada a estes povos, incentivando o protagonismo indígena no que se refere à representatividade social, política e acadêmica/científica, e ressaltando a presença indígena na universidade como fonte para a construção de saberes decolonizados e a possibilidade de criação de uma educação intercultural.
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