Acadêmicos indígenas no ensino superior: apresentando trajetórias universitárias que contribuem para a afirmação étnica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/tellus.v23i51.909

Palavras-chave:

acadêmicos indígenas, ensino superior, indígenas no ensino superior, afirmação étnica

Resumo

Partindo de experiências dos autores com povos indígenas no ensino superior, o artigo busca apresentar as trajetórias universitárias que contribuem para a afirmação étnica de acadêmicos indígenas que cursam ou cursaram graduação na Universidade Católica Dom Bosco/UCDB, Mato Grosso do Sul/Brasil. Fruto de reflexões de uma pesquisa em desenvolvimento no Grupo de Pesquisa Educação Intercultural e Povos Tradicionais/CNPq, o texto está amparado em estudos que estão marcados pelo pensamento de intelectuais que se orientam pela cosmovisão de populações tradicionais e que transitam pelos diferentes espaços escolares/acadêmicos e uma metodologia de caráter qualitativo, que utiliza como procedimento metodológico para a produção dos dados, a observação e a entrevista com acadêmicos indígenas. O artigo procura contribuir para a troca de experiências universitárias e colaborar para a desestruturação de uma subalternização direcionada a estes povos, incentivando o protagonismo indígena no que se refere à representatividade social, política e acadêmica/científica, e ressaltando a presença indígena na universidade como fonte para a construção de saberes decolonizados e a possibilidade de criação de uma educação intercultural.

Biografia do Autor

Carlos Magno Naglis Vieira, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Doutor e mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Graduado em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Graduado em História pela UCDB. Professor do Departamento Acadêmico de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho. líder do Grupo de Pesquisa Educação Intercultural e Povos Tradicionais/CNPq e vice-líder do Grupo de Pesquisa Educação e Interculturalidade/CNPq.

Gustavo dos Santos Souza, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Doutorando em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Mestre em Educação pela UCDB. Licenciado em História pela UCDB. Membro do Grupo de Pesquisa Educação Intercultural e Povos Tradicionais/CNPq.

Eva Maria Luiz Ferreira, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Mestre em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Populações Indígenas (NEPPI/UCDB). Historiadora.

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Publicado

2023-11-17

Como Citar

Vieira, C. M. N. ., Souza, G. dos S. ., & Ferreira, E. M. L. . (2023). Acadêmicos indígenas no ensino superior: apresentando trajetórias universitárias que contribuem para a afirmação étnica. Tellus, 23(51), 255–278. https://doi.org/10.20435/tellus.v23i51.909