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TELLUS ano 10, n. 19, jul./dez. 2010
TELLUS ano 10, n. 19, jul./dez. 2010
Publicado:
2010-12-01
Editorial
DOI:
https://doi.org/10.20435/tellus.v0i19.290
PDF (Português (Brasil))
Artigos
"Somos Índios Crentes" dialéticas do contato, alteridade e mediação cultural entre os Xokleng (Jê) de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.20435/tellus.v0i19.289
Flávio Braune Wiik
11-51
PDF (Português (Brasil))
Cuerpos en transformación: sobre la noción de persona y el control alimentar entre los Yaminawa
DOI:
https://doi.org/10.20435/tellus.v0i19.215
Laura Pérez Gil
53-82
PDF (Português (Brasil))
Oralidade e prática de ensino entre os professores hup’däh da região do Rio Negro
DOI:
https://doi.org/10.20435/tellus.v0i19.217
Renato Athias
83-96
PDF (Português (Brasil))
Cosmologias indígenas, exterioridade e educação em contexto culturalmente diferenciado: um olhar a partir dos Xavante, MT
DOI:
https://doi.org/10.20435/tellus.v0i19.219
Estevão Rafael Fernandes
97-110
PDF (Português (Brasil))
O drama ritual da morte nos Sanumá
DOI:
https://doi.org/10.20435/tellus.v0i19.220
Sílvia Guimarães
111-128
PDF (Português (Brasil))
Conhecimento tradicional dos Kaiabi sobre abelhas sem ferrão no Parque Indígena do Xingu, Mato Grosso, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.20435/tellus.v0i19.212
Márcio do Nascimento Ferreira, Wemerson Chimello Ballester, Alberto Dorval, Reginaldo Brito da Costa
129-144
PDF (Português (Brasil))
O índio negado e o índio desejado: a “pacificação” dos indígenas na construção da identidade do Tocantins
DOI:
https://doi.org/10.20435/tellus.v0i19.222
Reijane Pinheiro da Silva
145-162
PDF (Português (Brasil))
Articulação entre saberes: etnografia da atenção à saúde no contexto guarani mbya de Paraty-RJ
DOI:
https://doi.org/10.20435/tellus.v0i19.230
Donizete Vago Daher, Lalita Paiva Santos, Vicente Cretton Pereira
163-183
PDF (Português (Brasil))
Documentos
O Posto Indígena Simões Lopes e a transformação dos Bakairi em “Trabalhadores Nacionais”
DOI:
https://doi.org/10.20435/tellus.v0i19.235
Celia Letícia Gouveia Collet
187-199
PDF (Português (Brasil))
Escritos Indígenas
Em busca de políticas públicas para efetivação da educação escolar indígena diferenciada
DOI:
https://doi.org/10.20435/tellus.v0i19.236
Bruno Ferreira
203-210
PDF (Português (Brasil))
“AQUÍ HABLO MAYA, PERO ALLÁ DEBO HABLAR ESPAÑOL” Las luchas de la lengua maya y el español en Naranjal Poniente. Desafíos para la enseñanza de lengua maya en la educación superior
DOI:
https://doi.org/10.20435/tellus.v0i19.237
Hilario Chi Canul
211-224
PDF (Português (Brasil))
Roubaram o gravador do Juruna
DOI:
https://doi.org/10.20435/tellus.v0i19.238
Olívio Jekupe
225-228
PDF (Português (Brasil))
Iconografia
Cerâmica Terena: patrimônio imaterial
DOI:
https://doi.org/10.20435/tellus.v0i19.239
Maria Augusta de Castilho, Maria Christina de Lima Félix Santos, Rafaela Maia Gomes
231-238
PDF (Português (Brasil))
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Movimentos e políticas indígenas no Brasil contemporâneo
556
A diversidade sexual entre povos indígenas do Brasil
137
Concepções indígenas de infância no Brasil
115
A importância da educação indígena na visão dos jovens estudantes
99
A relação do povo indígena Bororo com os animais e a influência em suas práticas culturais e sociais
97
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