TELLUS ano 10, n. 19, jul./dez. 2010

					Visualizar TELLUS ano 10, n. 19, jul./dez. 2010
Publicado: 2010-12-01
  • Editorial

    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v0i19.290

Artigos

  • "Somos Índios Crentes" dialéticas do contato, alteridade e mediação cultural entre os Xokleng (Jê) de Santa Catarina

    Flávio Braune Wiik
    11-51
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v0i19.289
  • Cuerpos en transformación: sobre la noción de persona y el control alimentar entre los Yaminawa

    Laura Pérez Gil
    53-82
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v0i19.215
  • Oralidade e prática de ensino entre os professores hup’däh da região do Rio Negro

    Renato Athias
    83-96
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v0i19.217
  • Cosmologias indígenas, exterioridade e educação em contexto culturalmente diferenciado: um olhar a partir dos Xavante, MT

    Estevão Rafael Fernandes
    97-110
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v0i19.219
  • O drama ritual da morte nos Sanumá

    Sílvia Guimarães
    111-128
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v0i19.220
  • Conhecimento tradicional dos Kaiabi sobre abelhas sem ferrão no Parque Indígena do Xingu, Mato Grosso, Brasil

    Márcio do Nascimento Ferreira, Wemerson Chimello Ballester, Alberto Dorval, Reginaldo Brito da Costa
    129-144
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v0i19.212
  • O índio negado e o índio desejado: a “pacificação” dos indígenas na construção da identidade do Tocantins

    Reijane Pinheiro da Silva
    145-162
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v0i19.222
  • Articulação entre saberes: etnografia da atenção à saúde no contexto guarani mbya de Paraty-RJ

    Donizete Vago Daher, Lalita Paiva Santos, Vicente Cretton Pereira
    163-183
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v0i19.230

Documentos

  • O Posto Indígena Simões Lopes e a transformação dos Bakairi em “Trabalhadores Nacionais”

    Celia Letícia Gouveia Collet
    187-199
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v0i19.235

Escritos Indígenas

  • Em busca de políticas públicas para efetivação da educação escolar indígena diferenciada

    Bruno Ferreira
    203-210
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v0i19.236
  • “AQUÍ HABLO MAYA, PERO ALLÁ DEBO HABLAR ESPAÑOL” Las luchas de la lengua maya y el español en Naranjal Poniente. Desafíos para la enseñanza de lengua maya en la educación superior

    Hilario Chi Canul
    211-224
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v0i19.237
  • Roubaram o gravador do Juruna

    Olívio Jekupe
    225-228
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v0i19.238

Iconografia

  • Cerâmica Terena: patrimônio imaterial

    Maria Augusta de Castilho, Maria Christina de Lima Félix Santos, Rafaela Maia Gomes
    231-238
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v0i19.239