Relatos de experiências sobre a construção das jornadas de combate ao racismo no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/tellus.v23i52.969

Palavras-chave:

racismo, Brasil, povos indígenas, afrodescendentes, ensino superior

Resumo

As Jornadas de Combate ao Racismo no Ensino Superior foram organizadas no âmbito da Iniciativa para a Erradicação do Racismo na Educação Superior, coordenada pela Cátedra UNESCO Educação Superior, Povos Indígenas e Afrodescendentes na América Latina/UNTREF. Foram dois eventos, ocorridos em 2020 e 2023, no formato on-line, envolvendo diversas instituições de ensino, docentes, discentes e técnicos comprometidos com a erradicação do racismo. As Jornadas tiveram como consequências a ampliação do debate nas instituições e fora deles, construção de redes acadêmicas com os movimentos sociais buscando o fortalecimento da reflexão sobre o racismo nos espaços institucionais e criação de iniciativas para erradicação do racismo no ensino superior. Tais redes estão dispostas a somar esforços para que haja critérios mais específicos e céleres de punição ao racismo nas universidades. Sendo assim, o presente artigo consiste num relato, crítico e problematizador, do racismo no ambiente acadêmico com base na vivência ocorrida nas Jornadas de Combate ao Racismo no Ensino Superior.

Biografia do Autor

Ana Caroline Amorim Oliveira, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís, Maranhão, Brasil.

Doutorado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Mestrado em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão. Docente do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade-PGCult da Universidade Federal do Maranhão-UFMA.

José Alves Dias, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista, Bahia, Brasil.

Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor Titular do Departamento de História, Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Memória, Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Referências

ALBUQUERQUE JUNIOR, Durval Muniz de. A Invenção do Nordeste e outras artes. São Paulo: Cortez. 2011.

AMARAL, Wagner Roberto do. A presença indígena e afrodescendente interroga a educação superior e possibilita o enfrentamento ao racismo! Colección Apuntes, Buenos Aires, n. 4, p. 33-9, 2019.

BENTO, Cida. O pacto da branquitude. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.

BRASIL. Lei n. 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico médio e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2012. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em: 10 jul. 2023.

BRASIL. Lei n. 5.465, de 3 de julho de 1968. Dispõe sobre o preenchimento de vagas nos estabelecimentos de ensino agrícola. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 1968. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-5465-3-julho-1968-358564-publicacaooriginal-1-pl.html#:~:text=Disp%C3%B5e%20s%C3%B4bre%20o%20preenchimento%20de%20vagas%20nos%20estabelecimentos%20de%20ensino%20agr%C3%ADcola. Acesso em: 10 jul. 2023.

BRASIL. Decreto n. 847, de 11 de outubro de 1890. Promulga o código penal. [volume Fasc. X - Publicação Original]. Brasília, DF: Coleção de Leis do Brasil, 1890. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-847-11-outubro-1890-503086-publicacaooriginal-1-pe.html Acesso em: 10 jul. 2023.

BRASIL. Lei n. 601, de 18 de setembro de 1850. Dispõe sobre as terras devolutas do Império. Brasília, DF: Presidência da República, 1850. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l0601-1850.htm#:~:text=Art.,Art. Acesso em: 10 jul. 2023.

BRASIL. Decreto de 1 de janeiro de 1837. Marca o ordenado de 400$000 rs. annuaes para todas as cadeiras de primeiras letras do Municipio da Côrte, que tiverem menor vencimento. [volume 1, pt. II - Publicação Original]. Brasília, DF: Coleção de Leis do Império do Brasil, 1837

CARVALHO, José Murilo de. Os bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

CUNHA, Manuela Carneiro da. Introdução a uma história indígena. In: CUNHA, Manuela Carneiro da. História dos índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA [IBGE]. Censo Demográfico 2022 - Indígenas - Primeiros Resultados. Sidra – IBGE, Rio de Janeiro, 2022. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/pesquisa/censo-demografico/demografico-2022/primeiros-resultados-indigenas: Acesso em: 1 ago, 2023

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA [INEP]. Áreas de Atuação - Pesquisas Estatísticas e Indicadores Educacionais - Censo da Educação Superior - Resultados. INEP, Brasília, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior/resultados. Acesso em: 10 maio 2023.

KATU - Somos Ka’apor. Direção: Alessandro Ricardo Pinto Campos. Produção: Visagem. Maranhão; Belém: Alessandro Campos, 2019. 1 vídeo (51 min), homemade, color. Disponível em: https://youtu.be/m2-QJmhEgDg. Acesso em: 10 maio 2023.

MATO, Daniel. Racismo y Educación Superior en América Latina. ESAL - Revista de Educación Superior en América Latina, Barranquilla, n. 9, enero/junio, 2021. Disponível em: https://rcientificas.uninorte.edu.co/index.php/esal/article/view/14109. Acesso em: 3 abr. 2023.

NASCIMENTO, Beatriz. Corpo/mapa de um país longínquo - Intelecto, memória e corporeidade. In: RATTS, Alex. Eu sou atlântica sobre a trajetória de vida de Beatriz Nascimento. RATTS, Alex (Org.). São Paulo: Imprensa Oficial, 2006.

Downloads

Publicado

2024-06-28

Como Citar

Oliveira, A. C. A., & Dias, J. A. . (2024). Relatos de experiências sobre a construção das jornadas de combate ao racismo no ensino superior. Tellus, 24(52), 153–173. https://doi.org/10.20435/tellus.v23i52.969

Edição

Seção

Dossiê: Campanhas pela Erradicação do Racismo na Educação Superior na América Latina (Cátedra UNESCO-UNTREF): relatos e experiências indígenas e afrodescendentes (Período 2020-2022)